segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Município sediará a 5ª etapa do Torneio Leiteiro Oeste Leite

Caraúbas – A Prefeitura Municipal de Caraúbas, em parceria com a Emater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), sediará nos dias 28 e 29 de agosto na Associação Atlética Banco do Brasil – AABB, a quinta etapa do torneio leiteiro Oeste Leite. O evento, que vem sendo realizado em algumas cidades do estado, acontecerá pela primeira vez no município, e terá a parceria de muitas instituições importantes, como Sebrae, Ufersa e Governo do Estado do Rio Grande do Norte. O Oeste Leite consiste num torneio de ordenha de leite, tanto de bovinos como de caprinos. Segundo Fagner Brito, Coordenador da Comissão Municipal de Pecuária Leiteira, o Oeste Leite é uma grande oportunidade para o produtor rural, devido a exposição e a competição entre os animais, que resultam em oportunidade de negócios. “Quando o criador entende que pode ter uma melhor produção em seu rebanho, ele percebe uma chance de crescimento e essa conscientização é que produz o investimento”, declarou.
Durante o Oeste Leite, os participantes também têm a oportunidade de assistirem a palestras sobre manejo com animais, tecnologia e pastagens, visto que, em sua totalidade, a estrutura do evento é voltada para o crescimento do produtor rural. Além do torneio leiteiro, o quinto Oeste Leite contará ainda com duas outras disputas: a escolha da melhor buchada, prato típico nordestino; e do bode “tarado”. Nessa última, vencerá o animal que conseguir cobrir o maior número de cabras.
Outro propósito do evento é incentivar o produtor local, para que ele possa enxergar a importância desses momentos como uma oportunidade de aprendizado e comercialização. “Estamos felizes em sediar esse evento, certamente será um grande oportunidade de crescimento para os produtores de Caraúbas”, afirmou o prefeito Ademar Ferreira.
O secretário da Secretaria Municipal de Políticas do Campo e Meio Ambiente Edson Morais, afirmou que deseja que o torneio passe a fazer parte do calendário oficial do município, para que dessa forma o produtor possa se preparar melhor para participar. “Esse ano faremos nosso primeiro evento para que o criador, principalmente de Caraúbas, se acostume com a idéia. Ano que vem aumentaremos a estrutura para que o evento seja ainda maior. Nossa expectativa é muita boa, estamos nos reunindo freqüentemente para que tudo certo e para que a população possa se sentir bem durante esses dois dias de Oeste leite em nosso município”, afirmou.
No local do evento será montado um circo, onde ocorrerão as palestras, bem como trinta currais onde os animais serão colocados. O evento será aberto ao público, que terá a oportunidade de visitar a “Feira do Mangai”, local onde serão comercializados produtos da terra beneficiados por produtores caraubenses. Serão montados stands e também haverá o “Forró do Bode”. “Estamos preparando uma grande festa, e será apenas o primeiro, certamente nos próximos a experiência vai nos ajudar a crescer ainda mais”, concluiu o secretário Edson Morais.
Por: Vivênio Jácome

Nenhum comentário:

Postar um comentário