sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Encceja chega a Caraúbas

A Secretaria de Educação e Desporto de Caraúbas aderiu ao Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja), no intuito de proporcionar aos jovens e adultos a oportunidade de retomar os estudos e poder ter uma profissão definida.
O Secretário de Educação, Ivanildo Fernandes, repassou que as provas contemplam as áreas básicas do conhecimento, sendo elas: Prova I - Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (Inglês), Artes, Educação Física e Redação; Prova II – Matemática; Prova III – História e Geografia, e Prova IV – Ciências Naturais. Serão 30 itens de múltipla escolha para cada uma das áreas, além de uma proposta de temas para a redação.
De acordo com o secretário, a participação no Encceja é voluntária. “O exame tem o objetivo de aferir competências e habilidades de jovens e adultos, no nível de conclusão do Ensino Fundamental, que não tiveram acesso ao ensino regular na idade própria. O participante faz a prova e, atingindo a pontuação mínima exigida, é aprovado e certificado na proficiência do ensino fundamental. A idade mínima exigida para o Encceja nesse nível de ensino é de 15 anos, completos até o dia da prova, que esse ano será no dia 29 de novembro”, disse.
Inscrições
O período de inscrições ao exame será de 8 a 30 de setembro, pela Internet, no site http://www.encceja.inep.gov.br/inscricao, a partir até às 23h59 do dia 30 de setembro (horário de Brasília), ou na Secretaria Municipal de Educação. “Vale lembrar que a participação no exame é gratuita e voluntária. Os participantes devem ficar atentos aos campos de preenchimento. Após o cadastro, deverá ser realizada a impressão desse comprovante com o número de acompanhamento da inscrição e da senha de acesso. O local e a área que o candidato deseja realizar a prova deve ser indicado no momento do cadastro”, disse.
Documentos Os participantes devem ter em mãos no momento da inscrição, obrigatoriamente, o número do CPF e da identidade expedida pela Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; ou o número da cédula de identidade para estrangeiros, expedida pelo Ministério das Relações Exteriores; ou o número da cédula de identidade fornecida por ordens ou conselhos de classes que, por Lei, valham como documento de identidade.
No dia da prova, o interessado deverá portar um dos documentos com foto citados acima, podendo também levar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (com foto). Não serão aceitos documentos como Certidão de Nascimento, de Casamento, Título de Eleitor, CNH sem foto, carteirinha de estudante, crachás funcionais de natureza pública e particular, documentos ilegíveis, não-identificáveis e/ou danificados, bem como cópia autenticada desses.

Um comentário:

  1. Valeu, grande IVANILDO, tu és um Secretário de Educação, que vai ficar nos Anais da Secretaria Municipal de Educação de Caraúbas, como um dos mais Abnegados e Competente. PARABÉNS.

    ResponderExcluir