domingo, 6 de dezembro de 2009

Mengão conquista o hexa 17 anos depois

Os símbolas da raça da nação FlamengoEm jogo tenso com gols dos zagueiros, Mengão vence Grêmio e encerra jejum de 17 anos sem levar o título brasileiro
Rio - O Flamengo é hexacampeão brasileiro. Neste domingo, diante de 90 mil apaixonados, a equipe comandada pelo técnico Andrade venceu o Grêmio, de virada, por 2 a 1 e encerrou um jejum de 17 anos sem conquistar o torneio mais importante da elite do futebol nacional.
Petkovic era um dos jogadores mais emocionados após a conquista do hexacampeonato brasileiro. Desacreditado na volta do Flamengo - o sérvio foi aceito em decorrência de uma dívida com o clube - Pet foi decisivo na vitoriosa campanha e dasabafou em entrevistaapós o jogo.



Muito emocionado e quase sem forças para falar, Adriano se esforçou e balbuciou algumas palavras, ainda dentro do gramado, logo após a vitória do Flamengo sobre o Grêmio, por 2 a 1, no Maracanã. O triunfo deu ao clube carioca o hexacampeonato brasileiro. "Nem estou acreditando. Neste momento estou lembrando de tudo o que eu já passei e nem tenho forças para comemorar. É um sonho. Voltei para cá e agora vou voltar a ser feliz", disse Adriano.

ACABOU O JEJUM


Depois de 17 anos de espera e muita esperança, a torcida rubro-negra pode soltar o grito! O Flamengo é hexacampeão brasileiro de futebol. Foi suado, sofrido, emocionante, mas tudo valeu a pena. Para quem ocupava a décima-primeira colocação na metade do campeonato, uma arrancada brilhante, onde todo mundo teve sua parcela de ajuda, culminou com o sexto título brasileiro do Mais Querido do Brasil.

Depois de sobrar na década de 80 e conquistar quatro títulos do Brasileiro, o Flamengo conquistou seu quinto título nacional em 1992. Depois disso, no longo jejum de 17 anos sem o principal caneco do futebol brasileiro, viu o São Paulo tomar a hegemonia, com seis títulos na sala de troféus. Após vencer o Brasileirão 2009, o Rubro-Negro se iguala ao tricolor paulista como os únicos hexacampeões do país.

Campeão

Depois de perder por 1 a 0 para o Atlético-MG num Mineirão com 90 mil pessoas, o Flamengo veio decidir o campeonato quatro dias depois no Maracanã com mais de 154 mil pessoas como público. Naquele 1º de junho de 1980, o Fla saiu na frente aos sete minutos com um gol de Nunes. Um minuto depois, o atacante Reinaldo empatou para o clube mineiro. Antes do intervalo, Zico, aos 44, voltou a colocar o Fla na frente do marcador. Na segunda etapa, Reinaldo novamente empatou o jogo, aos 21 minutos. Foi aí que a fama de Nunes, o Artilheiro das Decisões, começou a aparecer. Aos 37 do segundo, o camisa 9 recebeu pelo lado direito, driblou o marcador e encobriu João Leite para delírio da Nação presente no estádio. Ali começava a grande história rubro-negra no campeonato.

Bicampeão

Flamengo e Grêmio decidiram o Brasileiro de 1982 em três jogos. O primeiro, no Maracanã, terminou empatado em 1 a 1, com gols de Tonho para os gaúchos e Zico para os cariocas. Na segunda decisão, no Olímpico, a partida terminou 0 a 0, levando a final para o terceiro jogo. Antes do jogo, Zico disse que sonhou que o título viria com o resultado de 1 a 0, gol de Nunes. E assim aconteceu. O artilheiro das decisões balançou as redes aos 10 minutos e garantiu o bicampeonato ao Fla.

Tricampeão

Em 1983, o adversário na final era o Santos. Depois de perder a primeira partida, no Morumbi, por 2 a 1, o Flamengo veio decidir o título no Maracanã, com um público de 155.525 pessoas no estádio. Com um minuto de jogo, Zico abriu o placar, incendiando a torcida. Antes do intervalo, Leandro, aos 39, aumentou a vantagem. Aos 24 da etapa final, Adílio fez 3 a 0 e deu números finais ao placar da partida, que mantém até hoje o recorde de público na história do campeonato.

Tetracampeão

Na Copa União de 1987, O Flamengo chegou a final com o Internacional. Na primeira partida, no Beira-Rio, empate em 1 a 1, com Bebeto marcando o gol dos rubro-negros. No jogo de volta, pouco mais de 90 mil rubro-negros no estádio e mais um troféu para a sala do clube na Gávea. O gol da vitória sobre os gaúchos foi marcado pelo atacante Bebeto, aos 16 minutos do primeiro tempo.

Pentacampeão

Depois de conquistar o tricampeonato carioca em cima do Bota e de ser eliminado pelo Inter nas quartas-de-final da Copa do Brasil, o Fla entrou no Brasileiro sem ser considerado um dos favoritos ao título. E no primeiro turno realmente não disse ao que veio. Até que a queda de Cuca e a efetivação de Andrade calhou de acontecer enquanto Adriano recuperava o melhor de sua forma física e o sérvio Pet reencontrava o seu melhor futebol. Juntou-se a isso a entrada de Maldonado e Álvaro no setor defensivo e a partir daí o que se viu foi uma arrancada espetacular rumo ao primeiro título rubro-negro na era do Brasileiro dos pontos corridos. Na última rodada, o Fla, que ja era líder, enfrentou o Grêmio e derrotou o clube gaúcho por 2 a 1, dando início a uma festa sem hora para acabar.Considerado como grande surpresa do campeonato, o Flamengo chegou à final do Brasileiro de 1992 contra o favorito Botafogo. Fazendo valer a máxima "Deixou chegar", o Rubro-Negro não deu chances ao rival e aplicou um 3 a 0 no primeiro jogo da decisão, com gols de Júnior, Nélio e Gaúcho. No jogo final, comandado pelo 'Maestro' Júnior, o Fla fez 2 a 0 com o Capacete e com Júlio César, mas viu o Alvinegro empatar o jogo em 2 a 2, placar que não tirava o pentacampeonato brasileiro da Gávea.

O Hexa

Depois de conquistar o tricampeonato carioca em cima do Bota e de ser eliminado pelo Inter nas quartas-de-final da Copa do Brasil, o Fla entrou no Brasileiro sem ser considerado um dos favoritos ao título. E no primeiro turno realmente não disse ao que veio. Até que a queda de Cuca e a efetivação de Andrade calhou de acontecer enquanto Adriano recuperava o melhor de sua forma física e o sérvio Pet reencontrava o seu melhor futebol. Juntou-se a isso a entrada de Maldonado e Álvaro no setor defensivo e a partir daí o que se viu foi uma arrancada espetacular rumo ao primeiro título rubro-negro na era do Brasileiro dos pontos corridos. Na última rodada, o Fla, que ja era líder, enfrentou o Grêmio e derrotou o clube gaúcho por 2 a 1, dando início a uma festa sem hora para acabar.

Por Paulo Walter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário