O deputado federal João Maia, pré-candidato a governador pelo PR, admitiu que a Unidade Potiguar — bloco formado pelo PR, PMDB, PMN e PP — poderá não estar no mesmo palanque da governadora Wilma de Faria em 2010.
Segundo ele, as fortes sinalizações do deputado federal Ciro Gomes (PSB) de que será candidato a presidente da República podem colocar a UP em palanque oposto ao da chefe do Executivo estadual.“Existe um componente nacional que é imprevisível: Ciro Gomes afirma que é candidato. Nós da Unidade Potiguar queremos a candidatura apoiada pelo presidente Lula. Se Ciro for candidato como fica a situação no Rio Grande do Norte? O cenário nacional deixa pouco definido o cenário no Estado. Não acredito que a governadora Wilma vai deixar de estar com um candidato do partido dela”, analisou o deputado João Maia, que ontem participou da sabatina feita pelo Partido dos Trabalhadores.
Aos integrantes do diretório estadual do PT, o parlamentar voltou a lembrar que a criação da Unidade Potiguar foi uma tentativa de evitar a “unção de candidato”. “A gente se uniu em função de não ter que ser levado a tomar decisão entre a candidatura de Iberê e Rosalba que era para onde estávamos caminhando. Não aceitamos um candidato ungido, de gabinete”, destacou o deputado.
Ele confirmou que a Unidade Potiguar trabalha com prazos, mas antes de qualquer definição fará o projeto de governo comum a todos os partidos integrantes da aliança. “Vamos trabalhar fortemente na construção do projeto. E em outubro teremos um encontro das lideranças dos partidos. Essa aliança não pode ser união só de cúpula, precisa ser explicada o que nós queremos, o que buscamos. O grande encontro de outubro será para isso”, frisou o presidente estadual do PR.
João Maia lembrou que a definição do presidente nacional do PR, ministro dos Transportes Alfredo Nascimento, é que o partido está livre para fazer aliança nos Estados, mas no plano nacional ficará no palanque do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O deputado federal João Maia foi o terceiro convidado do PT para a sabatina. Antes dele responderam as perguntas do diretório estadual petista os pré-candidatos ao Governo Carlos Eduardo Alves e Iberê Ferreira de Sousa.
Na próxima sexta-feira, encerrando o ciclo de sabatinas, será a vez do deputado estadual Robinson Faria, pré-candidato a governador pelo PMN.Fonte: TN online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário